FENAVEGA - PORTO PÚBLICO DE PORTO VELHO RECEBE EQUIPAMENTO NOVO PARA OPERAR SISTEMA ROLL-ON ROLL-OFF
Faça da FENAVEGA sua página inicial
.



PORTO PÚBLICO DE PORTO VELHO RECEBE EQUIPAMENTO NOVO PARA OPERAR SISTEMA ROLL-ON ROLL-OFF


O Govenador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura, entregou na manhã de ontem, quinta-feira 14/12, uma das rampas flutuantes que compõe o conjunto previsto na segunda etapa do Termo de Compromisso nº 003/2014 assinado com a Secretaria Nacional dos Portos (SNP) e a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), com interveniência do Governo de Rondônia.



O recurso do termo é na ordem de R$ 22.772.000,00, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e é destinado para fazer frente aos investimentos que compõem o Plano de Modernização da Gestão do Porto de Porto Velho. As rampas flutuantes, que irão operar o sistema ROLL-ON/ROLL-OFF (rampa RO/RO) tiveram um investimento de mais de R$ 5 milhões.


“A entrega desta etapa do termo não é resultado apenas do trabalho de 2 anos, mas sim de um planejamento estratégico de todos os meus antecessores que buscaram incansavelmente a implantação do Plano de Modernização do Porto Público. Alcançar esse feito é fruto também do empenho de uma equipe técnica enxuta e capaz. Na primeira etapa do termo, foram adquiridos maquinários, equipamentos e veículos. Nas próximas entregaremos duas novas balanças rodoviárias, e a nova sede administrativa da SOPH, além de um moderno armazém para servir ao recinto alfandegado”, relatou  Francisco Leudo Buriti, diretor presidente do Porto Público.



O Governador Confúcio Moura comemorou a aquisição e mencionou a dádiva que é o rio Madeira para a economia do Estado. “Além dos peixes, o rio propiciou a construção de duas usinas hidrelétricas que geram energia para contribuir com o desenvolvimento do país. Por outro aspecto, a viabilidade da navegação até Manaus permite o transporte de grãos e outras mercadorias em grande quantidade e a previsão é aumentar cada vez mais o volume de carga transportada, gerando divisas para o Estado e renda para os cidadãos”, frisou.



Presente na solenidade, o Excelentíssimo Ministro substituto do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Márcio Jorge de Lima, afirmou que a existência do Porto Público em Porto Velho potencializa o comércio internacional do país. “Os grandes investimentos que foram remetidos ao Porto refletem diretamente no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, uma vez que ao disponibilizarmos a infraestrutura necessária para exportação de produtos, o agronegócio também cresce sua produtividade com a certeza que terá como escoar seus cultivos”.



Ao descerrar a fita de entrega da rampa, o diretor presidente da SOPH citou a importância da bancada federal de Rondônia em auxiliar os pedidos de celeridade levados ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC) no repasse das verbas do termo, principalmente do presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil, Deputado Federal Marcos Rogério e do senador Valdir Raupp. Também participaram da solenidade o Superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Appio Tolentino, o Superintendente da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), Basílio Leandro e o Presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (FENAVEGA), Raimundo Holanda Cavalcante Filho.


O Presidente da FENAVEGA, Raimundo Holanda Cavalcante Filho lembrou-se de quando Leudo Buriti assumiu a presidência da SOPH, entidade vinculada ao Estado de Rondônia e que administra o Porto Público de Porto Velho.

Diante do quadro em que se encontrava o Porto Público naquele momento, Raimundo Holanda cumprimentou Leudo Buriti e disse que estava em dúvida entre parabenizá-lo ou manifestar pesar, diante da árdua tarefa a que se havia proposto, e cujo resultado desde então se manifesta pelo funcionamento do Porto, a partir do saneamento de suas finanças e aplicação de recursos na recuperação de suas instalações e equipamentos, o que vem ao encontro dos interesses dos armadores que se utilizam daquele importante Porto, ao qual se deve dar a importância devida na medida das palavras ditas pelo Governador Confúcio Moura: “não devemos comparar o Porto de Porto Velho com outros Portos do Brasil e sim dar a importância a ele, pois este é o Porto que temos”.



Fonte: Fenavega






Deixe seu comentário:

Cadastro
PARCEIROS FENAVEGA
Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária

Endereço: SAUS Quadra: 1 Bloco J Entradas 10 e 20 Edifício CNT - Sala 508. CEP: 70714-900 - Brasília - DF - Brasil
Telefones: (61) 9 9699 0269 (61) 3224 1008 Whatsapp: (61) 9 99690269
Email: faleconosco@fenavega.com
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. PROIbída a cópia do conteúdo.