FENAVEGA - Apresentações realizadas na 4ª Reunião da CTNAV
Faça da FENAVEGA sua página inicial
.



Apresentações realizadas na 4ª Reunião da CTNAV

Criada na segunda metade da década de 1.980, a FENAVEGA está prestes a completar 30 anos de existência.

Constituída por sete entidades sindicais que representam todos os setores da navegação brasileira, a FENAVEGA tem base em todo o território nacional e está filiada à Confederação Nacional do Transporte – CNT.

Embora tenha sede social na cidade do Rio de Janeiro, a Federação tem presença marcante na Capital Federal, onde conta com instalações que servem de apoio para toda Diretoria e também para os Associados, em razão de que os principais entes intervenientes na atividade econômica de navegação têm sede, com exceção da DPC e da DGN, cujas sedes estão no Rio de Janeiro.

Criada com o propósito de coordenar as categorias econômicas das empresas de navegação marítima, fluvial, lacustre, portuária e de apoio, a FENAVEGA tem exercido a representação da categoria econômica na defesa intransigente de seus direitos e interesses.

Nesse cenário, a FENAVEGA tem se destacado pela busca incessante de soluções para os problemas que permeiam o setor.

Foi assim, quando no ano anterior a Federação promoveu a campanha de mobilização denominada “Capital da Navegação”, que percorreu as principais Capitais do País onde a navegação tem papel fundamental no desenvolvimento sócio econômico. Um dos objetivos da campanha de mobilização foi o de levar ao conhecimento da sociedade em geral a importância da navegação para o desenvolvimento do País, pois muito se tem falado sobre portos, esquecendo-se da navegação. Segundo dados oficiais, 95% das exportações deixam o País através dos portos. Óbvio então que a navegação é essencial, pois é quem transporta esse volume de carga. 

Neste ano de 2.016, a FENAVEGA, juntamente com os Sindicatos associados, promoveu nova campanha de mobilização da navegação, desta vez tendo como objetivo a desburocratização da navegação. A partir da identificação de procedimentos que “travam” o desempenho do setor, algumas medidas para tornar a atividade mais ágil e competitiva já vêm sendo tomadas, mas ainda muito precisa ser feito nesse contexto.

Na programação das ações da Federação para o próximo ano está prevista nova Campanha de Mobilização, agora tendo como foco as Hidrovias.

Não é fato desconhecido que o Brasil precisa avançar na questão da logística no transporte. Assim, e com a economia puxada pelo agronegócio, cuja produção aumenta nas regiões centrais do País, é preciso que se materializem as alternativas existentes.

Uma dessas alternativas viáveis é a saída da produção através do chamado “arco Norte”, que possibilitará o escoamento através de rios navegáveis, como o Tapajós, o Tocantins, o Araguaia, o Madeira, o Teles Pires e outros, reduzindo percurso até os portos, bem assim o congestionamento que ocorre nas rodovias e principais portos das regiões Sul e Sudeste.

Será necessário que sejam viabilizados corredores de navegação, com investimentos que permitam a integração dos modais, trazendo como resultado um transporte mais eficiente, com menor custo e ambientalmente menos agressivo, assim como sejam consolidados os caminhos por onde a navegação já atua, proporcionando a infraestrutura aquaviária adequada.




Apresentações realizadas em 14.02.2017:


- George Takahashi SINDASP: Rodovia BR 163 Sinop e Miritituba

- Luiz Antônio Ehret Garcia DNIT: Obras de acesso aos Portos BR 163

- Ernani DTA Engenharia: Tucuruí

- Getúlio Bezerra Santos CNT:  Programa Proteger



Apresentações realizadas em 14.03.2017:


- ANVISA

- ALEX OLIVA - Presidente Codesp.



Fonte: FENAVEGA





Deixe seu comentário:

Cadastro
PARCEIROS FENAVEGA
Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária

Endereço: SAUS Quadra: 1 Bloco J Entradas 10 e 20 Edifício CNT - Sala 508. CEP: 70714-900 - Brasília - DF - Brasil
Telefones: (61) 9 9699 0269 (61) 3224 1008 Whatsapp: (61) 9 99690269
Email: faleconosco@fenavega.com
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. PROIbída a cópia do conteúdo.